segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Teu problema é o meu problema


Romanos 15: 1-3
Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.
Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: "Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim".


Se tem algo na Bíblia que é bastante claro, é em relação ao zelo com as outras pessoas e o cuidado com o próximo. Devemos amar o próximo como a nós mesmos. E isso inclui assumir responsabilidades ou problemas que não seriam nossos se não fossemos cristãos.
Esses dias fiquei embasbacado com a frieza de certas pessoas ao tratarem sobre a fraqueza alheia. Conversávamos sobre alguém cuja fraqueza era a sensualidade feminina. Surpreendentemente (ou não), alguém se levantou e disse: "Me desculpa, mas isso aí é problema dele, a culpa é só dele, nós mulheres nada temos a ver com isso".

De fato, o problema talvez não esteja nas roupas que as mulheres têm usado, e sim na dificuldade desse irmão em lidar com isso. MAS ISSO NÃO EXCLUI, DE FORMA NENHUMA, O DEVER DO CRISTÃO EM CONTRIBUIR PARA QUE O IRMÃO SUPERE ESSA FRAQUEZA.

Se você é cristão, você tem a ver com isso sim, sendo mulher ou homem, vestindo-se de forma comportada ou não. Suportar a fraqueza dos outros é necessário. Aliás, as vezes não apenas suportar, mas tomá-las como sendo nossas.

Não estou dizendo aqui nesse caso relatado que a solução seria as mulheres andarem cobertas, de saião ou como as muçulmanas. Já disse que o problema não está nas roupas. O problema todo está em dizer "esse problema não é meu" e ainda escarnecer da situação.
O problema nesse episódio, para mim, foi a falta de amor e compaixão dessa mulher em relação à fraqueza de alguém. Se não iria ajudar em nada, deveria ficar calada. Deveria, NO MÍNIMO, suportar.

"Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim". Interpreto como "O TEU PROBLEMA É O MEU PROBLEMA". Nem que seja só para entender que o que não é problema para mim, pode ser para alguém. Nem que seja para ao menos, suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário