domingo, 26 de junho de 2011

O exemplo de João Batista



"Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." Mateus 19:21



Jesus falava de si mesmo e das coisas de Deus sem fazer demagogia. Dizia a verdade, sem iludir ou falar o que as pessoas queriam ouvir, Ele dizia o que elas precisavam ouvir, sendo isso agradável ou não. Não por um acaso o jovem rico saiu decepcionado quando ouviu da boca de Jesus que deveria largar tudo o que possuía: Cristo não atraía as pessoas pelo que elas queriam escutar, Cristo queria atraí-las falando aquilo que elas precisavam ouvir.

Cristo jamais preocupou-se em agradar os seus ouvintes. Não por um acaso Ele parece ter aprovado o método utilizado por um errante vestido de pele de camelos e que se alimentava de mel e gafanhotos. Afinal, João Batista não fazia propaganda enganosa: não prometia mundos e fundos, não deturpava o Reino de Deus e o principal- o anunciava com sinceridade, não possuindo outro interesse senão o de proclamar o Salvador. João Batista simplesmente falava a verdade, independente dessa verdade ser agradável ou não de ser escutada.

Não posso deixar de pensar como Cristo tem sido anunciado nos dias de hoje. O Evangelho parece ter virado um site de compras coletivas, que é a tendência de marketing utilizada atualmente por empresas que querem atrair novos clientes. Vende-se bênçãos! Vende-se vitórias! Vende-se sucesso! Vende-se espantalho de devorador! Vamos falar apenas o que é atrativo, vamos falar apenas aquilo o que as pessoas querem escutar! O importante é conseguir novos membros, o importante é conseguir novos dizimistas, o importante é falar a parte do Evangelho que elas querem ouvir!

Pra que falar que é necessário que cada um tome a sua cruz para seguir Jesus, se eu posso dizer que o fardo de Cristo é leve? Por que falar em morrer para mim mesmo, se eu posso falar que Cristo veio para que eu tenha vida em abundância? Ora, afinal, tudo isso está na Bíblia...não estou falando mentira nenhuma!
RAÇA DE VÍBORAS! PRODUZI POIS, FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO!

Pregar apenas a parte agradável do Evangelho é como pregar uma meia verdade. E toda meia verdade pode acabar virando uma mentira inteira. Reduzir Cristo à uma perspectiva apenas para essa vida É OMITIR O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL ELE VEIO E MORREU POR NÓS: nos dar a vida eterna, ainda que soframos, ainda que a vida terrena seja árdua ou ainda que percamos o mundo inteiro. Cristo pode fazer muito por nós nessa vida, isso é bíblico e é verdade. Mas no momento em que a vida terrena passa a ser o foco, na medida em que o bem estar do indivíduo passa a ser o centro do Evangelho, a mensagem da vida eterna passa a ser secundária, logo esse Evangelho passa a ser deturpado.

Cristo não quer ser anunciado como canal de bênçãos APENAS para essa vida. Cristo quer, acima de tudo, nos dar uma perspectiva de vida eterna. Ainda que coisas dêem errado, ainda que não saiam da forma com que nós planejamos, ainda tenhamos que tropeçar muitas vezes, ainda tenhamos que escutar e fazer coisas que não nos agradam por causa do Evangelho. Que seja feita a Tua vontade, e não a nossa. Que ao falar de Cristo, sejamos como João Batista. Que falemos aquilo o que as pessoas têm que escutar, e não apenas aquilo que é mais atrativo e agradável de ouvir. Ainda que, por conta disso, nos sintamos como uma voz sozinha que clama no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário